Freixo aciona MPF contra corte no Censo 2020

Freixo aciona MPF contra corte no Censo 2020

O deputado Marcelo Freixo (RJ) presidiu na quinta-feira (04.07) audiência pública na Comissão do Idoso da Câmara sobre os cortes no Censo 2020 e redução dos questionários da pesquisa. O debate contou com presença da presidenta do IBGE, Susana Guerra, e servidores do órgão.

O Censo, realizado pelo IBGE a cada dez anos em todos municípios brasileiros, é o levantamento mais importante para conhecermos a fundo nosso país, suas características, transformações e problemas.

“O Censo é fundamental para planejarmos políticas públicas e impacta na economia dos municípios. Neste sentido, não pode ser tratado como gasto, como faz Paulo Guedes, mas como investimento no futuro”, afirmou Marcelo Freixo.

Para o deputado, não há respostas conclusivas sobre que critérios técnicos embasaram as mudanças no questionário. Ele anunciou que vai entrar com um requerimento para averiguar essa informação no próprio IBGE – e com uma representação junto ao Ministério Público, para que se posicione sobre o risco dos cortes na formatação de políticas públicas no país:

“Baseado em que elementos técnicos houve mudança e corte de determinadas perguntas, porque essas perguntas foram cortadas, que base técnica existe nessa decisão? Isso não foi respondido”.

Ainda segundo Freixo, as mudanças podem ter impactos para toda a economia brasileira. “Se o censo se tem uma perspectiva de crescimento econômico abaixo do que é a realidade, se cálculo sobre o PIB for equivocado, baseado numa alteração que o censo passe a ter, isso retrai investimentos estrangeiros. Censo é investimento, não é despesa”.

ImprimirEmail