Zambelli é alvo de representação do PSOL no Conselho de Ética por associar povo palestino a ratos

Publicação em redes sociais demonstra desprezo pelos direitos humanos, racismo e visão desumana do conflito entre Israel e Palestina

8 nov 2023, 19:57 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
Zambelli é alvo de representação do PSOL no Conselho de Ética por associar povo palestino a ratos

Em uma postagem em suas redes sociais, a deputada federal Carla Zambelli publicou em suas redes sociais uma imagem de um rato com a bandeira palestina sendo caçado por uma águia com as flâmulas de Israel e dos Estados Unidos. Ao fundo, prédios de Gaza em chamas e, na legenda, uma hipócrita citação bíblica que destoa d o sentido geral da publicação. Em sua leitura parcial, deprimente e desumana da guerra, Zambelli – que após a lamentável postagem foi chamada por muitos internautas de “Rata Zambelli” – quebrou o decoro parlamentar, motivo do PSOL apresentar nesta quarta (08.11) uma nova representação no Conselho de Ética.

Mais de 10 mil pessoas morreram até o momento em Gaza, sendo mais da metade crianças. Além disso, centenas de milhares de casas foram destruídas e a população sofre com as restrições ilegais e desumanas de acesso à água, comida, energia e internet. Na ONU, a ampla maioria dos países aprovou uma resolução chamando por um cessar-fogo urgente, mas Israel declarou que não tem intenção de parar e intensificou os ataques. Na representação, o PSOL destacou que a deputada tem, de forma sistemática e recorrente, violado a legislação, afrontado os direitos humanos, intentado planos golpistas e propagado fake news e discursos de ódio.

“As ações da deputada são recorrentes e reincidentes na práticas de crimes pelos quais não se pode invocar a imunidade parlamentar, mas que contemplam a máxima de Einstein: duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. A ideia e desumanidade da deputada ficam patentes. Por isso entramos no Coética mais uma vez contra a parlamentar”, afirmou o deputado Ivan Valente (SP). “A imagem abjeta publicada por Carla Zambelli, que iguala o povo palestino a ratos, contém claríssimo discurso de ódio, xenofobia, racismo, é uma ode ao massacre que ocorre na Faixa de Gaza. É inadmissível”, afirma a deputada federal Fernanda Melchionna (RS), que sugeriu a iniciativa.

Para a presidente do PSOL, Paula Coradi, a publicação é infame. “A charge é desrespeitosa, racista e desumaniza o povo palestino. Muito similar às propagandas que a Alemanha Nazista fazia com judeus. Por isso, ela deve responder por quebra de decoro. Sua postura, também nesse caso, é inaceitável”, afirmou.