Tarcísio Motta sobre CPI da Americanas: “Trata-se de fraude de gente rica e poderosa”

Parlamentar do PSOL é membro titular da CPI que apura irregularidades fiscais na empresa

25 maio 2023, 13:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Tarcísio Motta sobre CPI da Americanas: “Trata-se de fraude de gente rica e poderosa”

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possível fraude contábil nas Lojas Americanas – que nas primeiras semanas de janeiro deste ano pediu recuperação judicial após anunciar um rombo contábil de R$ 20 bilhões -, esteve reunida nesta quarta-feira (24), quando o relator, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), apresentou seu parecer. O prazo para a conclusão dos trabalhos da CPI é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, se assim decidir a maioria de seus membros.

O deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) é membro titular da CPI e para ele trata-se de uma fraude absurda. “É fraude de gente rica e poderosa e que teve reflexo em vários outros espaços, afetando pequenos investidores, acionistas e principalmente nos cerca de 40 mil trabalhadores em todo o país”.

Tarcísio também sugeriu ao relator que haja uma primeira audiência com jornalistas e economistas para dar um panorama mais geral do problema e das informações já disponíveis sobre o caso.

– Poderíamos ter uma sessão inicial para que jornalistas especializados e economistas nos deem uma visão geral da situação da empresa, afirmou Tarcísio, que também reforçou a necessidade de ouvir entidades ligadas aos funcionários e colaboradores da Americanas.

A CPI da Americanas também deve convocar diretores e ex-diretores da empresa para os primeiros depoimentos, além de investigadores que já estão apurando as supostas fraudes na Polícia Federal, no Ministério Público. Os deputados sugerem, ainda, convites ao presidente da Comissão de Valores Mobiliários, representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e da bolsa de valores.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados