Tarcísio Motta puxa abaixo-assinado para fortalecer a luta pela hora-aula de professores

Já são mais de 15 mil assinaturas que ajudarão a pressionar para que o PL 4332/24 seja apreciado com rapidez na Câmara dos Deputados: assine no tamujuntoprofessor.com.br

13 dez 2024, 10:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Tarcísio Motta puxa abaixo-assinado para fortalecer a luta pela hora-aula de professores

Para garantir qualidade do ensino e barrar mudanças negativas como a que o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e outros governantes querem fazer na educação, o mandato do deputado federal Tarcísio Motta (RJ) protocolou o Projeto de Lei 4332/2024.

Mas, para que esse PL seja aprovado com maior celeridade na Câmara dos Deputados, o mandato do Tarcísio também criou um abaixo-assinado que em menos de 24 horas teve mais de 15 mil assinaturas. Para assinar e ajudar a pressionar, basta acessar o site tamujuntoprofessor.com.br.

O PL tem como finalidade preservar o cálculo por “hora-aula” dos professores, garantindo que haja tempo justo para planejamento e evitando a sobrecarga dos profissionais. O projeto propõe ainda que o limite de 2/3 da jornada dedicada a atividades com os alunos seja calculado com base em “tempos de aula” e considera “hora-aula” qualquer período inferior a 60 minutos, evitando, assim, sobrecarga de trabalho.

“Todo educador sabe que a qualidade da educação depende do tempo disponível para preparação de aulas, para atualização de conteúdos e práticas educacionais, além de correção de trabalhos e provas”, explica Tarcísio.

O parlamentar lembra que, atualmente, diversos governantes têm tentado atacar o tempo de preparação de aula dos professores mudando a maneira de contar a jornada. “Ou seja, a jornada que era baseada em ‘“’tempos de aula’”’, ou ‘hora-aula’, passa a ser contada minuto a minuto, aumentando drasticamente o período dos educadores dentro de sala”, conta. 

Essa medida visa proteger o tempo necessário para planejamento pedagógico e outras atividades essenciais, reforçando a qualidade do ensino e valorizando o papel dos professores.

“Para aqueles que também acreditam que esse tema é essencial, peço que assinem o abaixo-assinado e nos ajudem a pressionar o Congresso por uma educação pública mais justa e de qualidade”, convoca o deputado.


Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados