Tarcísio Motta celebra reabertura do Palácio Capanema e reforça defesa da cultura como política pública
“Aqui estava a galera do Ocupa MinC, que resistiu ao golpe, resistiu ao fechamento do Ministério da Cultura. Essa reabertura tem muita história”
22 maio 2025, 10:51 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) participou, na última terça-feira (20), da cerimônia de reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio. Após anos cercado por tapumes, o icônico edifício modernista foi restaurado e reaberto com a pompa merecida. Agora, com 60% de seus espaços dedicados à cultura, o prédio está novamente aberto à visitação pública — e de forma gratuita.
A solenidade marcou os 40 anos do Ministério da Cultura e contou com as presenças da ministra Margareth Menezes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o evento, mais de 100 personalidades e instituições foram agraciadas com a Ordem do Mérito Cultural, incluindo representantes do movimento Ocupa MinC, que resistiu ao fechamento do ministério após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.
“Aqui estava a galera do Ocupa MinC, que resistiu ao golpe, resistiu ao fechamento do Ministério da Cultura, e que hoje também foi homenageada. Essa reabertura tem muita história”, destacou Tarcísio Motta.
Com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”, a cerimônia também celebrou a retomada das políticas públicas para o setor cultural. O Palácio Gustavo Capanema ficou fechado por seis anos para obras de restauração. Ao todo, foram investidos mais de R$ 80 milhões na recuperação do edifício inaugurado em 1945, um marco da arquitetura moderna brasileira.
Projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier e jardins de Burle Marx, o prédio passa a abrigar órgãos como o Iphan, a Biblioteca Nacional, o Ibram e a Funarte. Entre os destaques da restauração estão os murais de Candido Portinari, os painéis de Paulo Osir e o jardim suspenso do segundo andar. O térreo voltou a ser livre, como previsto no projeto original. No topo, um café será inaugurado em breve no 16º andar, com vista privilegiada para o Centro, o Aterro do Flamengo e o Pão de Açúcar.
“Saio daqui esta noite muito feliz com tudo o que eu vi e confiante em mais um passo na consolidação da cultura como uma política pública importante. Viva a cultura nacional, viva o Palácio Gustavo Capanema!”, vibrou Tarcísio ao final do evento.
Foto: Bruno Spada / CD