Talíria Petrone se reúne com atrizes e roteiristas que sofreram assédio sexual no trabalho

Artistas querem a criação de lei que combata e responsabilize assediadores, assim como há a Lei Maria da Penha para as situações de violência doméstica

5 abr 2023, 13:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Talíria Petrone se reúne com atrizes e roteiristas que sofreram assédio sexual no trabalho

Nesta quarta-feira, 5/4, a deputada Talíria Petrone se reuniu com um grupo de atrizes e trabalhadoras da cultura vítimas de assédio sexual para debater a construção de um marco normativo para o enfrentamento a esse tipo de violência dentro do ambiente de trabalho.

Talíria, ao lado das deputadas Gleisi Hoffmann e Erika Kokay, ouviu os relatos das violências sofridas e as angústias que essas mulheres vêm enfrentando nos últimos anos dentro de seus espaços de trabalho.

No encontro foi debatido a criação de lei que combata e que responsabilize os assediadores, assim como há a Lei Maria da Penha para as situações de violência doméstica. O grupo de mulheres artistas também ressaltou a importância de cobrar protocolos das empresas para lidarem com o tema.

Um grupo de trabalho já foi criado pelo executivo federal. Ontem, as artistas se reuniram com a ministra da Mulher Cida Gonçalves. A ideia é formar uma articulação também com o Congresso, além de movimentos sociais e sociedade, numa construção coletiva para a criação desse marco.

“Vamos atuar junto à Secretaria das Mulheres dessa Casa, para que o Congresso legisle por normas que inibam o assédio sexual em ambiente de trabalho e responsabilize os assediadores, conversando com as mulheres que vivenciam essa terrível experiência, como essas que estão presentes aqui, que saíram do anonimato em nome da luta para que outras mulheres não venham sofrer essa violência. Vamos atuar para acionar órgãos competentes do poder público para que sejam tomadas medidas efetivas”, destacou Talíria Petrone.

A reunião também foi acompanhada pelas assessorias dos mandatos de Erika Hilton, Sâmia Bomfim, Célia Xakriabá, Chico Alencar e Guilherme Boulos.