Talíria Petrone retorna à Câmara após quatro meses de licença-maternidade

A deputada estará nas comissões de Educação, Cultura, Direitos Humanos e vai coordenar a Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos e o GT Clima da Frente Parlamentar Ambientalista

10 maio 2023, 14:19 Tempo de leitura: 2 minutos, 22 segundos
Talíria Petrone retorna à Câmara após quatro meses de licença-maternidade

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) retornou nesta terça-feira (09) à Câmara dos Deputados, após quatro meses de licença-maternidade. A parlamentar, que foi reeleita com quase 200 mil votos e é a deputada mais votada da esquerda do estado do Rio, vai participar das comissões de Educação, de Cultura e de Direitos Humanos e também vai coordenar a Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos e o GT Clima da Frente Parlamentar Ambientalista.

Mãe de Moana Mayalú e de Kaluanã Sol, a parlamentar volta tendo a pauta da maternidade e de mães na política como uma das centrais dessa segunda legislatura, além das pautas antirracista, socioambiental, cultura e de direitos humanos.

Confira, abaixo, o texto em que a deputada anuncia seu retorno:

Tô de volta!

Depois de quatro meses de licença maternidade – sim, só 4 meses! – me dedicando aos cuidados do meu menino Kaluanã Sol, estou de volta para ocupar nosso espaço na Câmara. Infelizmente num dia tão difícil para todos nós, que sentimos profundamente a perda do nosso querido amigo David Miranda.

Foram dias, semanas e meses intensos, de muito trabalho – fralda, noites mal dormidas, médicos – mas também cheios de amor vendo meu pequeno crescer, vivendo o encontro de Sol e Momo. E no meio de tudo isso, foi impossível tirar o olho do que vem acontecendo no país. O meu menino nasceu no dia 9 de janeiro, quando milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a tentativa de golpe ocorrida no dia anterior. De lá pra cá, seguimos com o enorme desafio de reconstruir o Brasil e enterrar, de vez, a sanha golpista dos bolsonaristas que não aceitam a vitória da democracia.

Nosso mandato seguiu atuando mesmo com a minha ausência em Brasília. Agora, retorno aos trabalhos com muita energia – apesar da privação de sono rs – para representar tantas vozes no Congresso Nacional. Quase 200 mil pessoas nos recolocaram em Brasília e reassumo nosso mandato com muita alegria e responsabilidade! Estou como titular nas Comissões de Educação, de Direitos Humanos e de Cultura e também vou coordenar a Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos e o GT Clima da Frente Parlamentar Ambientalista.

Os desafios são muitos. Estou aprendendo a ser mãe de dois- parlamentar, mas cada dia estou mais certa de que nossa maternidade é política. É por Moana Mayalú, por Kaluanã Sol e por todas as outras crianças que merecem um mundo melhor, e também por todas as mães que fazem a roda do mundo girar, que sigo esse enfrentamento diário. Vamos precisar de todo mundo pra fazer esse mandato coletivo acontecer. Bora!

Foto: Divulgação/redes sociais