Talíria Petrone quer trocadores de fraldas em todos os banheiros da Câmara dos Deputados

Deputada enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que a Casa possa oferecer trocadores de fraldas em todos os banheiros.

19 mar 2022, 17:59 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
Talíria Petrone quer trocadores de fraldas em todos os banheiros da Câmara dos Deputados

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que a Casa possa oferecer trocadores de fraldas em todos os banheiros. De acordo com o documento, essa é uma medida para garantir mais direito às funcionárias, que muitas vezes ficam por longas horas no local, podendo assim levar os filhos para as dependências do trabalho.

O ofício ainda ressalta que a “Câmara dos Deputados possui 938 servidoras efetivas, 1112 mulheres contratadas em Cargos de Natureza Especial, 4.227 Secretárias Parlamentares e 684 trabalhadoras de empresas que prestam serviço à Câmara. Do total de 6.961 mulheres, 4.006 têm menos que 45 anos. Em 2019, 194 delas se afastaram do trabalho por licença maternidade. Em 2020, 198 foram mães e se afastaram do trabalho. Isto sem considerar o número de parlamentares que também usufruíram da licença maternidade.”

“Precisamos garantir os direitos dessas mulheres mães de trazerem seus filhos para o local de trabalho, com dignidade e acolhimento. No mês que marca o Dia Internacional de Luta das Mulheres, o 8 de março, a Câmara precisa demonstrar que se importa com essas mulheres”, lembrou a parlamentar.



O pedido destaca que a instalação seja feita também nos banheiros masculinos, levando em conta a distribuição igualitária do papel de cuidado dos filhos.

Foto: Reprodução/Instagram