Talíria Petrone lança campanha nas redes para que Niterói crie vagas para as 3 mil crianças que estão sem escola

Município tem orçamento de quase R$ 7 bilhões, mas rede municipal de ensino não dá conta das demandas da população

5 abr 2024, 08:27 Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos
Talíria Petrone lança campanha nas redes para que Niterói crie vagas para as 3 mil crianças que estão sem escola

A deputada federal Talíria Petrone (RJ) lançou uma campanha nas redes para mobilizar a população de Niterói e pressionar a prefeitura a criar mais vagas nas escolas públicas do município. A cidade deixou quase três mil crianças sem vaga na rede de ensino neste ano.

“A vaga na rede municipal de ensino é um direito que não pode ser desrespeitado. E esse descaso não afeta apenas as escolas, é um problema de maior amplitude. Quantas mães estão deixando de trabalhar por não terem onde deixar suas crianças?”, questionou a deputada.

Talíria lembrou que Niterói tem a menor rede de ensino no estado do Rio de Janeiro, apesar de a cidade ter um orçamento de quase R$ 7 bilhões, montante de recursos bem maior que a maioria dos demais municípios do estado.

“Mesmo assim, faltam professores de apoio, faltam salas com estrutura e boas condições. No verão, com todo o calor extremo de sensação térmica em 50°C, as crianças ficaram em saunas de aula. Temos ainda as más condições de trabalho e a péssima remuneração de nossas cozinheiras escolares”, avalia.

No dia 19 de março, a parlamentar esteve no Ministério Público do Estado para uma reunião com a promotoria responsável pela área de educação. Um dos encaminhamentos, a partir do encontro, foi onde questionar por que motivo a Prefeitura de Niterói, mesmo depois de muita pressão, chamou apenas mil estudantes que pleiteavam vaga na rede municipal de ensino.

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados