Talíria mobiliza Presidência da Câmara, e deputados aprovam indenização e pensão para mães cuidadoras de pessoas com doenças decorrentes do Zika Vírus
Após articulação da parlamentar, o presidente Arthur Lira (PP/AL) aceitou se reunir com as mães e com as famílias; urgência e mérito do projeto foram votados simultaneamente
5 dez 2024, 20:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundosA deputada federal Talíria Petrone (RJ) comemorou a aprovação pela Câmara Federal, na quarta-feira (04.12), do Projeto de Lei 6064/2023. O PL propõe indenização e pensão especial às mães e famílias cuidadoras de pessoas com microcefalia ou síndrome de Guillain-Barré decorrentes do Zika Vírus. “É uma vitória das pessoas com deficiência, das mães atípicas, de quem dedica sua vida ao cuidado”, disse a parlamentar.
Após articulação da parlamentar, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL), aceitou se reunir com as mães e com as famílias. Após o encontro, o PL foi pautado para ter sua urgência votada. Ainda na mesma noite, ele foi aprovado no plenário da Casa. O projeto é de autoria da ex-deputada Mara Gabrilli (PSD/SP), hoje senadora, e a relatoria é do deputado Lula da Fonte (PP/PE).
Talíria afirmou que a indenização vai ajudar pelo menos 1.500 famílias e que a aprovação do PL é uma conquista da valorização do cuidado. “É papel do Estado também cuidar das pessoas com deficiência”, argumentou a deputada.
“Essa vitória foi possível com a organização das mães. São mulheres que não descansam para defender seus filhos. É uma vitória das pessoas com deficiência, das mães atípicas, de quem dedica sua vida ao cuidado. Esse não é um favor do parlamento, é direito de vocês”, disse ela.
Presentes na reunião e na votação do PL, a UniZika, organização nacional dedicada à luta por políticas públicas para as famílias afetadas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus, e a Associação Lótus, que reúne as famílias, agradeceram pela mobilização.
“Nossa eterna gratidão a todas as lideranças, em especial a @uni.zika e a todos os parlamentares sensíveis a nossa causa, em nome da Talíria Petrone, que sempre esteve conosco. Agradecemos a todos aqueles que se empenharam em fazer de hoje um dia histórico”, disse nas redes a Associação Lótus.
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados