Sâmia Bomfim apresenta projeto pela meia-entrada para mulheres em jogos de futebol

“Queremos contribuir para que mais mulheres vejam e sejam vistas como parte do mundo do futebol”.

24 fev 2023, 11:01 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundos
Sâmia Bomfim apresenta projeto pela meia-entrada para mulheres em jogos de futebol

A deputada Sâmia Bomfim (SP) protocolou o projeto de lei que garante às mulheres o direito ao pagamento de meia-entrada em jogos de futebol. O benefício deverá corresponder a 50% do total dos ingressos disponíveis para cada jogo.

A deputada, expoente do feminismo no Congresso, foi procurada por Analu Tomé, conselheira do Corinthians e cofundadora do Movimento Toda Poderosa Corinthiana. A articulação conjunta resultou no PL 168/2023.

Dentre as justificativas, o projeto destaca a construção histórica da cultura futebolística no Brasil, que por décadas chegou a proibir a prática do esporte por mulheres, o que resultou na marginalização de jogadoras, árbitras, torcedoras, jornalistas desportivas, comentaristas ou mesmo na ocupação de cargos diretivos dos clubes. Quando comparada à modalidade masculina do esporte, o resultado dessa desigualdade de gênero afeta não só a participação, mas gera baixos salários e contratos curtos para elas no mundo do futebol.

“O histórico de exclusão das mulheres no futebol se reflete dentro de campo, nos estádios e para além deles. Há, inclusive, uma ausência de políticas públicas de incentivo e investimento para que mulheres joguem e assistam futebol. Ainda que a situação esteja mudando, e hoje sejamos parte significativa das torcidas, não é raro o desconforto de mulheres em estádios, em especial quando estão desacompanhadas de figuras masculinas. Queremos com esse projeto contribuir para que mais mulheres vejam e sejam vistas como parte do mundo do futebol. Acredito que a iniciativa será boa para o futebol e para as mulheres, e portanto será boa para o Brasil!” afirma Sâmia.

“Recentemente uma decisão judicial, após uma briga entre torcidas, permitiu que o Athletico-PR recebesse apenas mulheres e crianças num jogo do campeonato estadual. O resultado foi de 37 mil torcedoras, recorde de público da última década do campeonato. As perguntas que ficam são: onde estão todas essas mulheres em jogos onde os portões estão abertos também ao público masculino? Porque elas não se sentem à vontade para torcer nos estádios? Mulheres, que na nossa sociedade recebem salários comprovadamente menores, têm condições de comprar ingressos para os jogos? Foi com essa preocupação e em diálogo com os movimentos de torcedoras que procurei a deputada Sâmia, o que resultou no Projeto de Lei. Queremos ampliar a nossa presença nos estádios.” declarou a conselheira do Corinthians, Analu Tomé.

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados