Samantha Schmutz recebe Prêmio Paulo Gustavo de Cultura por indicação do deputado Tarcísio Motta

A atriz e outras quatro personalidades do humor são homenageadas na primeira edição do prêmio oferecido pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados

22 jun 2023, 18:46 Tempo de leitura: 2 minutos, 26 segundos
Samantha Schmutz recebe Prêmio Paulo Gustavo de Cultura por indicação do deputado Tarcísio Motta

Uma cerimônia marcada pelo bom humor e pela alegria. Assim foi a entrega da primeira edição do Prêmio Paulo Gustavo de Cultura, oferecido pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, que aconteceu no Salão Nobre do Congresso, nesta quarta-feira, 21/6. O prêmio é de reconhecimento e valorização do humor e da comédia, resultado do projeto (PRC 37/21) da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Nessa primeira edição, foram premiados os influenciadores digitais Maria Bopp e Matheus Costa; a atriz do grupo Galpão, de Belo Horizonte, Teuda Bara; e os comediantes Tom Cavalcante e Samantha Schmutz, amiga do saudoso Paulo Gustavo e que foi indicada pelo deputado federal Tarcísio Motta (Psol-RJ) para receber a homenagem.

Na cerimônia de entrega do prêmio, Tarcísio lembrou que a arte da comédia transcende barreiras e une as pessoas. “Não é à toa que a sabedoria popular diz que rir é o melhor remédio. O riso compartilhado cria senso de pertencimento e fortalece conexões sociais. A comédia e o humor estimulam a criatividade, encorajando pensamento não convencional, desafiando normas estabelecidas”.

Tarcísio afirmou, ainda, que o ator Paulo Gustavo cumpriu muito bem o papel de encontrar o humor muitas vezes no que é considerado irônico. Para o deputado, o humor é um ato de resistência, que salva, transforma, alivia, cura e traz esperança para as nossas vidas. “Para mim, foi uma honra estar presente na entrega da primeira edição deste prêmio, assim como é uma honra fazer parte da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados”.

A atriz Samantha Schmutz não pode estar presente na cerimônia em virtude de compromissos de trabalho, mas enviou um vídeo agradecendo por ter sido uma das vencedoras e reafirmou a importância que o humor e os comediantes têm para a cultura e para a nossa sociedade. “É através do humor que a gente critica e aponta comportamentos e situações que podem ser repensadas. É muito legal ver nossa obra valorizada e levando o nome de um artista que, para a nossa sorte, foi nosso contemporâneo”.

Lei Paulo Gustavo

A cerimônia contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que afirmou que a homenagem a Paulo Gustavo e a lei que leva seu nome, junto com a recriação do Ministério e com as leis de incentivo à produção cultural, fazem parte de um contexto maior. “É uma lei que vem para destravar o setor cultural e para trazer novas conquistas. Estamos num novo momento do fomento da cultura no País”, disse.

O ator Paulo Gustavo ficou famoso no cinema e na televisão por dar vida a personagens como o da mãe exagerada Dona Hermínia. Ele morreu em maio de 2021, aos 42 anos, vítima de Covid-19.

FOTO: Mariane Andrade / Liderança do PSOL na Câmara