Requerida por Erundina, sessão solene homenageia os 50 anos do CPDOC- FGV

Criado a partir do arquivo pessoal de Getúlio Vargas, instituição consolidou-se como referência em conservação documental e preservação do patrimônio histórico brasileiro

21 jun 2023, 13:31 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos
Requerida por Erundina, sessão solene homenageia os 50 anos do CPDOC- FGV

Proposta pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), aconteceu nesta quarta-feira (21/6) uma sessão solene em homenagem ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC), que completa 50 anos em 2023.

O Centro de Pesquisa foi criado em 1973, a partir do arquivo pessoal de Getúlio Vargas seguido de arquivos de integrantes de seu governo, como Oswaldo Aranha e Gustavo Capanema. A instituição pioneira se consolidou como paradigma de integração entre documentação e pesquisa, divulgação de conhecimento, ensino.

“O CPDOC é hoje uma referência no ensino e pesquisa, destacando-se, de modo especial, por oferecer a estudantes e pesquisadores o exercício permanente de um olhar multidisciplinar e crítico sobre as diferentes áreas das ciências sociais. O instituto tem ainda contribuído, de forma contínua, tanto para a formação de quadros, quanto para o subsídio técnico à atuação do poder público, inclusive deste Parlamento”, enfatizou Erundina no requerimento da solenidade.

A sessão solene, no plenário da Câmara, foi presidida pela deputada Talíria Petrone, e Luiza Erundina, deputada requerente, participou por vídeo-chamada diretamente de São Paulo. Os deputados Ivan Valente e Chico Alencar também estavam presentes.

A instituição lançou recentemente para consulta pública os documentos do arquivo pessoal de Erundina, com 14 mil páginas, 340 vídeos e quase 800 fotografias sobre a deputada, ex-ministra e ex-prefeita de São Paulo.

O acervo contém discursos, correspondências, entrevistas, materiais de campanha e projetos, desde a juventude na Paraíba até a carreira política.

Fotos: Mariane Andrade/LidPSOL, Matheus Carvalho/Mandato Talíria Petrone, Pablo Valadares/Câmara dos Deputados