Relatora da CPMI acata pedido do PSOL para notícia-crime contra Silvinei Vasques por ter mentido em depoimento

Ex-diretor da PRF apresentou dados incompatíveis sobre as fiscalizações da corporação durante o segundo turno das eleições presidenciais

23 jun 2023, 15:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos
Relatora da CPMI acata pedido do PSOL para notícia-crime contra Silvinei Vasques por ter mentido em depoimento

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro, Eliziane Gama, acatou questão de ordem do PSOL, feita pelo deputado pastor Henrique Vieira, para encaminhamento de notícia-crime contra Silvinei Vasques diante da comprovada incompatibilidade dos dados apresentados por ele em seu depoimento de anteontem e de resposta do Ministério da Justiça (MJ) de requerimento de informações, de dezembro de 2022, sobre as fiscalizações da PRF nas eleições do ano passado.

“Nós notamos que os dados não batem e que provavelmente ele tenha faltado com a verdade. É necessário que se investigue. Nós perdemos o flagrante, mas esperamos que agora se corram os trâmites necessários para que a gente mostre a seriedade dos trabalhos da CPMI e para que os convidados e convocados não venham até aqui e faltem com a verdade’, disse a deputada Erika Hilton, também integrante do PSOL na CPMI.

O deputado Henrique fez questão de ordem na reunião da CPMI de quinta 22, dois dias depois do depoimento de Vasques. Ele entregou à relatora a resposta do MJ recebida pela bancada no ano passado, solicitou que o presidente Arthur Maia determinasse ao ex-diretor da PRF entrega imediata dos dados por ele utilizados no depoimento de terça, o que já foi acatado e determinado pela mesa, e propôs que a Comissão e a relatora avaliassem, diante da comprovada incompatibilidade dos dados, o encaminhamento de notícia-crime.

 “Aquilo que Silvinei Vasques disse está errado e o próprio documento do Ministério da Justiça, com base em dados da PRF, comprova isso. Fizemos a questão de ordem, a relatora acatou e vai enviar ao Ministério Público a notícia-crime”, afirmou o deputado Henrique.

No Twitter, Eliziane Gama escreveu “Aceitei o pedido do PSOL que sugere ao MP a abertura de notícia-crime contra Silvinei Vasques por suspostamente ter apresentado dados falsos em sua oitiva da terça-feira passada. Tal demanda será acatada em nosso relatório final”.

Foto: Bruno Spada / CD