Federação PSOL/Rede protocola pedido de cassação do senador Magno Malta por fala racista

Durante sessão de ontem (23.05) da Comissão de Assuntos Econômicos, Malta criticou cinicamente o espaço dado pela imprensa ao episódio de racismo em que foi vítima o jogador Vini Jr

23 maio 2023, 18:01 Tempo de leitura: 1 minuto, 53 segundos
Federação PSOL/Rede protocola pedido de cassação do senador Magno Malta por fala racista

Como anunciado ontem, a Federação PSOL/Rede protocolou representação contra o senador Magno Malta (PL/ES) pedindo a cassação do mandato no Conselho de Ética do Senado. Durante uma sessão de ontem (23.05) da Comissão de Assuntos Econômicos, Malta – a título de querer “ressignificar” xingamentos racistas – criticou cinicamente o espaço dado pela imprensa nacional e estrangeira ao episódio de racismo em que foi vítima o jogador Vini Jr. “Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco?”, disse Magno Malta, que chamou de “revitimização” do jogador brasileiro do Real Madrid, novo alvo de ofensas racista no campeonato espanhol.

“Não podemos naturalizar tamanho endosso ao racismo. É um absurdo, uma afirmação ‘magna’ em estupidez e cumplicidade com o crime do racismo estrutural, que se alinha à ‘malta’ racista que vaiou Vinicius Jr. o tempo todo no domingo passado na Espanha. Uma declaração abominável”, declarou Chico Alencar (RJ), que, na Câmara dos Deputados, ocupa uma cadeira como membro titular do Conselho de Ética. Além da representação, o PSOL vai entrar ainda hoje com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF).

No documento protocolado no Senado, a bancada destaca a gravidade de um membro do Legislativo endossar um crime como o racismo. “Diante da gravidade da situação apontada, envolvendo o crime de racismo, fica insustentável a sua permanência como Senador da República no cargo. O representado não possui condições mínimas de decoro, humanidade e decência para representar o povo brasileiro, fazendo-se mister a cassação do seu mandato. Vinícius Junior vem enfrentando o racismo de uma forma combativa e corajosa, inspirando a todas e todos. É preciso que o Senado Federal dê uma resposta à altura contra esse ato de violência racista por parte de um Senador da República”, afirmam os parlamentares no documento.

“É uma vergonha que um sujeito desse represente o povo brasileiro. Uma amostra do nível da oposição bolsonarista que o PSOL enfrenta todos os dias no Congresso. Seguiremos combatendo os absurdos daqueles que tem no ódio e no preconceito seu único projeto para o Brasil”, afirma o líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Guilherme Boulos (SP).