PSOL solicita investigação rápida no caso Moïse Kabagambe à Justiça do Rio de Janeiro

Não é mais possível vivermos numa sociedade em que corpos pretos sejam tratados como se fossem descartáveis, afirma Talíria Petrone, líder da bancada na Câmara.

1 fev 2022, 18:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundos
PSOL solicita investigação rápida no caso Moïse Kabagambe à Justiça do Rio de Janeiro

A bancada federal do PSOL protocolou um ofício ao Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano de Souza, solicitando uma investigação imediata sobre o caso do refugiado congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos, agredido até a morte por três homens em um quiosque no Rio de Janeiro.

Os parlamentares também encaminharam um memorando à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara para solicitar que a Casa exija das autoridades do estado uma rigorosa investigação sobre o homicídio.

“Não é mais possível vivermos numa sociedade em que corpos pretos sejam tratados como se fossem descartáveis. A brutalidade ocorrida com Moïse Kabagambe, que só queria trabalhar e viver com dignidade ao lado de sua família, é o racismo estrutural escancarado em sua forma mais perversa. Racismo e xenofobia, infelizmente, andam de mãos dadas num mundo injusto como o nosso. Exigimos ampla investigação e uma resposta contundente das autoridades responsáveis. O governo do estado também precisa atuar para que as apurações ocorram de forma célere. Os familiares de Moïse e a sociedade merecem uma resposta e nós seguiremos atuando de forma incansável por um basta nesse ciclo de racismo, ódio, violência, intolerância e morte!”, afirmou a líder da bancada,Talíria Petrone (RJ).