PSOL solicita ao STF que novas denúncias sobre o orçamento secreto sejam incluídas à ação que tramita na instituição

Esquema do Bolsolão é a utilização do orçamento público como barganha para apoio ao governo de Jair Bolsonaro.

20 nov 2021, 18:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 10 segundos
PSOL solicita ao STF que novas denúncias sobre o orçamento secreto sejam incluídas à ação que tramita na instituição

A bancada do PSOL protocolou há pouco no Supremo Tribunal Federal petição para que as novas denúncias sobre o orçamento secreto sejam incorporadas à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, que pede investigação do esquema de compra de votos de parlamentares pelo governo federal.

A ADPF 854 foi apresentada pelo PSOL e acolhida pelo STF que suspendeu, no dia 5/11, a execução das verbas oriundas das chamadas “emendas de relator” – RP9, que compõem o orçamento secreto.

Hoje, o site _The Intercept_ publicou novas denúncias sobre o esquema escandaloso de distribuição de recursos para parlamentares votarem a favor do governo federal. A matéria traz uma entrevista com o deputado Delegado Waldir, do PSL, bolsonarista, que revela que houve promessa de R$ 10 milhões em emendas do orçamento secreto para cada parlamentar que votasse em Arthur Lira para presidência da Câmara, eleição que aconteceu em fevereiro deste ano. O Bolsolão, esquema de compra de votos do governo federal, também previa mais dinheiro para os que votassem a favor de propostas defendidas pelo Executivo.

Para a bancada, os novos fatos ratificam a decisão assertiva do STF e a utilização ilegal, imoral e inconstitucional das emendas de relator. “É a utilização do orçamento público como barganha para apoio ao governo de Jair Bolsonaro”, destaca a petição.

Foto: Agência Brasil