PSOL representa contra Maurício Marcon no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Iniciativa partiu da Dep. Fernanda Melchionna, para quem o deputado usou sua posição de poder para perpetuar pensamento retrógrado e criminoso, por ser racista

15 mar 2023, 12:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos
PSOL representa contra Maurício Marcon no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

O PSOL Nacional, a partir de uma iniciativa da deputada federal Fernanda Melchionna (RS), apresentou uma representação contra o deputado Maurício Marcon (Podemos/RS) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar. A justificativa foram as falas racistas proferidas pelo parlamentar nas redes sociais. No dia 5 de fevereiro de 2023, Marcon realizou uma live em seu perfil no Instagram com discurso fortemente xenofóbico e racista contra o povo nordestino.

“Esse negócio de a população no Nordeste cobrar menos dos políticos eu acho que interfere bastante na política brasileira. Eu vejo que o público do Sul e Sudeste se importa demais, e isso é bom, isso é ótimo, mas no Nordeste isso não existe, até pela pobreza”; “A gente às vezes fica pasmo, né, meu Deus? Na Bahia [Lula] fez 72%. A gente teve lá na Bahia…. é um Haiti… Não tem explicação, é uma pobreza, é tudo pichado, é sujo, e é uma área turística”, são alguns trechos do discurso de Marcon que motivou o PSOL a entrar com representação.

Para Melchionna, as falas de Marcon não estão apenas em total desacordo com o decoro parlamentar, mas também são passíveis de denúncia pelo crime de racismo. “Parece haver uma onda de parlamentares ‘saindo do armário’ e assumindo publicamente o seu racismo e xenofobia. É inadmissível que um parlamentar propague discursos de ódio e use sua posição de poder para perpetuar um pensamento não só retrógrado, mas criminoso, como o racismo. Marcon vai ter que responder diante do Conselho de Ética”, denuncia a deputada.

“É nosso dever denunciar todo e qualquer ato racista, sobretudo quando instrumentalizado politicamente por aqueles que deveriam representar o povo brasileiro. Não podemos normalizar falas racistas e antinordestinas, venham de onde vierem. Por isso, a Liderança do PSOL trabalhará para que ele seja responsabilizado e rigorosamente punido por sua declaração criminosa”, afirma o líder da bancada do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos.

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados