PSOL recebe graves denúncias contra povo Pataxó e articula iniciativas

O cenário é de violência, ameaças e assassinatos de indígenas por pistoleiros na disputa de terras.

8 fev 2023, 21:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
PSOL recebe graves denúncias contra povo Pataxó e articula iniciativas

A deputada Célia Xakriabá (MG) e o deputado Chico Alencar (RJ) receberam indígenas Pataxós, do extremo sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro. O povo Pataxó denuncia o cenário de violência, com ameaças e assassinatos de jovens indígenas por pistoleiros – dois ocorridos somente no mês passado – por causa das terras.

Segundo os indígenas, o conflito existe há anos, se agravou durante o governo Bolsonaro, principalmente a partir de junho de 2022 devido a falta de demarcação da terra indígena de Barra Velha, em Porto Seguro, e de Comexatibá, em Prado.  Em quatro anos, mais de vinte indígenas foram mortos. A demora em realizar a demarcação deixa os indígenas à mercê dos interesses de grileiros de terras, empresários e especuladores imobiliários.

“A pauta da demarcação é um projeto pela vida. Quanto custa uma demarcação de terra? A pergunta deveria quanto custa o desmatamento, a falta de oxigênio, a destruição dos rios? Isto custa a vida”, afirma Célia Xakriabá.

A deputada afirmou que vai encaminhar, juntamente com a bancada do PSOL, iniciativas, como a formação de comissão para acompanhar a situação, diligências à região, ampliação do debate junto ao governo federal, principalmente em relação às questões da segurança e da demarcação de terras, além de solicitação de intervenção do Ministério Público. “É necessário articularmos esses esforços”, destaca.

O deputado Chico Alencar (RJ) se emocionou com os relatos das mães indígenas que perderam seus filhos e disse que as coisas parecem que vão começar a mudar. “O povo indígena sente há mais de 500 anos, no corpo e na alma, a invasão e a destruição. Agora, há um sinal de esperança”.