PSOL quer Zucco e Salles no Conselho de Ética e adita representação já ajuizada

Deputados deram show de horror ontem, durante sessão da CPI do MST, destilando misoginia e gordofobia contra a deputada Sâmia Bomfim

4 ago 2023, 16:14 Tempo de leitura: 1 minuto, 46 segundos
PSOL quer Zucco e Salles no Conselho de Ética e adita representação já ajuizada

O PSOL, partido da deputada federal Sâmia Bomfim (SP), aditou uma representação, no Conselho de Ética da Câmara, contra o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST, por fala machista e gordofóbica durante sessão do colegiado ocorrida nesta quinta-feira (3/8).

A sigla também aditou denúncia contra o deputado Ricardo Salles (PL-SP,) por reiterada violência política de gênero. O parlamentar usou suas redes sociais para destilar machismo, misoginia e gordofobia.

Ambos já haviam sido denunciados ao Conselho de Ética há 20 dias por ataques misóginos às deputadas.

“O representado, em mais uma manifestação covarde, reitera sua conduta machista e misógina (…) É inaceitável a cotidiana e recorrente propagação da violência política de gênero por parte do representado e o Conselho de Ética precisa, urgentemente, tomar as iniciativas cabíveis. O PSOL pugna, ainda, que a Mesa Diretora envie a representação inicial a este Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, considerando que já se passaram 20 dias do ajuizamento – e que a sociedade brasileira requer uma resposta dessa Casa Legislativa à altura da gravidade das ofensas gordofóbicas, machistas e misóginas por parte do representado”, diz um dos trechos de ambos aditamentos.

“As ações e falas do deputado federal Zucco, bem como do deputado federal Ricardo Salles (PL/SP), relator da CPI do MST, são extremamente graves e atentam contra a ordem jurídica e social fixada pela Constituição, descumprindo os deveres parlamentares ali expostos”, diz ainda.

As peças são assinadas pelo presidente do partido, Juliano Medeiros.

“As notícias que estampam os jornais de hoje sobre essa CPI são sobre o show de misoginia que aconteceu desde o início, não é sobre outra coisa. E não poderia ser diferente porque o povo brasileiro não concorda com isso, sobretudo as mulheres brasileiras”, disse a deputada Sâmia na sessão, após a fala de Zucco. “Nunca calem a boca, nunca se intimidem, nunca abaixem a cabeça para machista nenhum”, ressaltou a deputada.

FOTO: Bruno Spada / Câmara dos Deputados