PSOL quer que Heleno e Ramos compareçam em Comissões da Câmara para explicarem teorias conspiratórias e desinformação sobre urnas eletrônicas

Parlamentares do partido protocolaram requerimentos de convocação dos ministros -ambos generais - na CCJC, na Comissão de Relações Exteriores e na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados

12 maio 2022, 12:25 Tempo de leitura: 2 minutos, 52 segundos
PSOL quer que Heleno e Ramos compareçam em Comissões da Câmara para explicarem teorias conspiratórias e desinformação sobre urnas eletrônicas

Bancada do PSOL – que tem os deputados Fernanda Melchionna na Comissão de Constituição e Justiça, Ivan Valente na Comissão de Fiscalização e Controle, e Glauber Braga na Comissão de Relações Exteriores – protocolou requerimentos de convocação aos ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Luiz Eduardo Ramos da Secretaria Geral da Presidência da República.

De acordo com relatório da Polícia Federal divulgado na última terça, 10/5, os ministros, que são militares, participam, desde 2019, de ofensivas para buscar indícios de fraudes em urnas, para subsidiar, junto ao presidente Bolsonaro, narrativas que desacreditam o sistema eleitoral brasileiro.

De acordo com as investigações, entre 2019 e 2020, a ABIN, sob o comando de Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro e chefiado por Heleno, enviou uma consulta “sobre informações sobre ocorrências ou atividades envolvendo urnas eletrônicas nas eleições”. Um informe foi produzido com todas as atividades da Polícia Federal sobre o tema e os relatórios de análise no código fonte das urnas e testes públicos do TSE. Embora não apontasse para nenhuma possibilidade de fraude, o material produzido foi utilizado em live presidencial pelo ministro Anderson Torres, insinuando falsamente a existência de fraudes.

De acordo com a PF, a live presidencial foi realizada com o “nítido propósito de desinformar e de levar parcelas da população a erro quanto à lisura do sistema de votação” e “alimenta teorias que promovem fortalecimento dos laços que unem seguidores de determinada ideologia dita conservadora”.

“Como se observa, trata-se de um modus operandi articulado pela extrema-direita – e pelo presidente da República e seus ministros – no Brasil: destruir reputações e instituições a partir de fake news. É fundamental, portanto, que a Câmara dos Deputados tome todas as inciativas cabíveis para esclarecer o caso, sendo urgente que o Sr. Augusto Heleno Ribeiro Pereira compareça ao Plenário desta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para prestar os devidos esclarecimentos em relação às graves denúncias aqui elencadas”, ressalta o requerimento protocolado pelas deputadas Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim.

“Resta claro, o objetivo articulado pela extrema direita e pelo Presidente da República em se utilizar das instituições públicas para buscar e disseminar teorias conspiratórias e desinformação contra as urnas eletrônicas, por meio de fake news, a fim de promover o fortalecimento de determinadas ideologia conservadora. Diante da gravidade dos fatos narrados, é fundamental que o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, compareça ao Plenário desta Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, para prestar os devidos esclarecimentos em relação às graves denúncias aqui elencadas”, destaca o deputado Ivan Valente no requerimento.

O deputado Glauber Braga, também apresentou um requerimento de convocação, na Comissão de Relações Exteriores, do general Augusto Heleno, para que ele explique conversa com William Burns, diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), em julho de 2021, sobre o sistema eleitoral brasileiro: “Cumpre ressaltar que o histórico de intervenções do governo dos Estados Unidos da América em assuntos internos de nossa República e outros países latino-americanos é de amplo conhecimento e atravessam décadas”, disse o deputado no documento.


[Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil]