PSOL quer ouvir novo presidente da Petrobras sobre privatização da empresa

A bancada do PSOL na Câmara apresentou requerimento para que o novo presidente da Petrobras, Adriano Pires, dê explicações sobre as suas declarações públicas em defesa da privatização da empresa. O requerimento foi protocolado ontem e deve ser votado no plenário. Economista, Adriano Pires é um conhecido defensor da privatização da empresa estatal de economia […]

1 abr 2022, 10:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
PSOL quer ouvir novo presidente da Petrobras sobre privatização da empresa

A bancada do PSOL na Câmara apresentou requerimento para que o novo presidente da Petrobras, Adriano Pires, dê explicações sobre as suas declarações públicas em defesa da privatização da empresa. O requerimento foi protocolado ontem e deve ser votado no plenário.

Economista, Adriano Pires é um conhecido defensor da privatização da empresa estatal de economia mista. Em artigo de 2019, defendeu uma estratégia de privatização baseada na capitalização generalizada da empresa, que por ser indireta e quase invisível, impediria maior mobilização popular pela manutenção do controle social da Petrobras.

Adriano Pires também vem associando a alta de preços ao fato de a Petrobras ser uma empresa de economia mista e sugeriu que a privatização resolveria este problema. Na avaliação do PSOL, um argumento sem nenhuma base na realidade, o que aponta para a construção de uma narrativa que visa angariar apoio político para o início de um processo profundo de privatização.

“Fato é que a alta dos preços decorre, justamente, da Petrobras estar agindo como se fosse uma empresa totalmente privada desde que adotou o Preço de Paridade Internacional (PPI), uma política de preços de combustíveis implementada em 2016”, argumenta a bancada no requerimento.

Foto: Pedro França/Agência Senado