PSOL quer derrubar decreto que blinda Bolsonaro de eventual crime em ano eleitoral

O decreto indica o desespero eleitoral de Bolsonaro, pois instituir a blindagem de ações eleitoreiras ilegais é um sinal claro de que se pretende cometê-las, afirma Sâmia Bomfim.

28 jun 2022, 15:31 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundos
PSOL quer derrubar decreto que blinda Bolsonaro de eventual crime em ano eleitoral

A bancada do PSOL protocolou nesta terça-feira, 28/06, projeto de decreto legislativo para sustar a tentativa de Jair Bolsonaro de se blindar sobre possível cometimento de crime por atos diversos durante o último ano do mandato presidencial.

“O decreto indica o desespero eleitoral de Bolsonaro, pois instituir a blindagem de ações eleitoreiras ilegais é um sinal claro de que se pretende cometê-las”, afirma a líder Sâmia Bomfim (SP). “Como foram quatro anos desastrosos à frente do país, que culminam hoje num caos social e econômico, só resta a ele manobras para tentar fugir da rejeição.”

O decreto, assinado ontem, permite que a Advocacia Geral da União dê o parecer final sobre a ilegalidade de ações do governo em ano eleitoral. A medida foi elaborada para tentar blindar o chefe do Executivo.

No projeto, o PSOL argumenta que, além da declarada necessidade de ser aprovado um pacote de benesses eleitoreiras, “é notória a falta de apreço daquele que atualmente ocupa o posto de Presidente da República pelas limitações constitucionais.”

Além do PDL, o deputado Ivan Valente (SP) vai apresentar requerimento de convocação do advogado-geral da União, Bruno Bianco, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.