PSOL quer convocar ministro da Justiça por possível interferência de Bolsonaro em investigação de corrupção no MEC

“São fortíssimos os indícios de interferência. É gravíssimo”, ressalta a líder Sâmia Bomfim.

24 jun 2022, 17:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos
PSOL quer convocar ministro da Justiça por possível interferência de Bolsonaro em investigação de corrupção no MEC

A bancada do PSOL apresentou, nesta sexta 24/06, requerimento de convocação do ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, diante dos indícios de interferência de Jair Bolsonaro nas investigações sobre o esquema de corrupção no Ministério da Educação.

“Pediremos a convocação do Ministro da Justiça no plenário da Câmara para explicar os fortíssimos indícios de interferência nas investigações sobre o esquema de corrupção no MEC. Segundo Milton Ribeiro, Jair Bolsonaro lhe telefonou informando sobre a operação da PF. Gravíssimo!”, afirma a líder da bancada, Sâmia Bomfim.

Em conversa gravada com autorização da Justiça, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em 9 de junho, em conversa telefônica com uma filha, que recebeu uma ligação de Bolsonaro em que o presidente dizia temer ser atingido pela investigação da Polícia Federa contra Ribeiro. Na gravação, Ribeiro diz: “O presidente me ligou. Ele acha que vão fazer busca e apreensão”.

Além da convocação no plenário da Câmara, a bancada também vai protocolar requerimentos iguais nas Comissões de Constituição e Justiça, de Educação e Fiscalização Financeira e Controle.

Diante desses novos fatos, o Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça que a investigação sobre o ex-ministro Milton Ribeiro seja enviada para o Supremo Tribunal Federal. Segundo o MPF, há indícios de que houve vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte de Bolsonaro.

Atualizada em 29 de junho.

A Comissão de Fiscalização Financeira aprovou o requerimento, de autoria do deputado Ivan Valente (SP), para convocação ministro da Educação, Victor Godoy, para prestar explicar o tráfico de influência e corrupção para liberação de recursos públicos na pasta. O esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal aponta interferência de Jair Bolsonaro e resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e pastores.

Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles