PSOL quer anular resolução que restringe uso do canabidiol pra doenças graves

Para a líder Sâmia Bomfim, decisão do Conselho Federal de Medicina é um grave ataque à saúde pública.

17 out 2022, 17:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
PSOL quer anular resolução que restringe uso do canabidiol pra doenças graves

A líder da bancada do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim (SP), apresentou projeto para sustar decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) que limita o tratamento de doenças com uso do canabidiol, uma das substâncias extraídas da cannabis. A Resolução 2324 determina que os médicos só podem utilizar o medicamento para casos de epilepsia de crianças e adolescentes, desconsiderando pesquisas clínicas realizadas sobre o tema para outros tipos de doenças e em casos para adultos.

A norma, publicada na última sexta-feira 14.10, está causando preocupação em pacientes e especialistas, que afirmam que a medida é restritiva e representa um retrocesso em relação aos avanços conquistados nos últimos anos. A decisão do CFM limita o uso do canabidiol a casos relacionados à síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut e ao complexo de esclerose tuberosa.

“Essa resolução impede uso de cannabis medicinal por adultos no Brasil, proíbe médicos de palestrarem sobre o tema e restringe o uso do canabidiol para um pequeno grupo de doenças. Um grave ataque à saúde pública. A qualidade de vida de milhares de pacientes de doenças graves e raras está seriamente prejudicada”, afirma Sâmia.

O projeto de decreto legislativo da bancada do PSOL foi protocolado nesta segunda-feira.

Foto: ampola medicinal do canabidiol / Anvisa