PSOL, PT, PCdoB e PSB acionam Conselho de Ética contra Ricardo Salles por defesa de golpe de 1964
Ex-ministro de Bolsonaro afirmou que o golpe militar foi uma “boa medida” e “parou o avanço do movimento comunista
8 ago 2023, 10:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosO PSOL, ao lado de PT, PCdoB e PSB, acionou o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado bolsonarista Ricardo Salles após sua fala em defesa do golpe militar de 1964 durante uma sessão da CPI do MST, da qual é relator.
“Fazer apologia, defesa ou qualquer referência positiva à ditadura militar é uma afronta à democracia e é algo não pode ser aceito em nenhuma hipótese”, afirma o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros.
Durante oitiva do general Gonçalves Dias, Salles desviou do tema da CPI e perguntou ao ex-ministro do GSI do governo Lula a opinião dele sobre o golpe militar de 1964. Em seguida, o ex-ministro do governo Bolsonaro afirmou que o golpe militar foi uma “boa medida” e “parou o avanço do movimento comunista”. As falas geraram revolta em parlamentares presentes na sessão.
Os partidos apresentam a ação ao Conselho de Ética para exigir sanções contra o deputado por apologia ao golpe militar de 1964, o que afronta todo o Parlamento brasileiro e atenta contra o regime democrático.
A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), que reagiu na hora à declaração antidemocrática de Salles no colegiado, também acionou a Corregedoria da Câmara na última semana contra o bolsonarista.
Do PSOL Nacional.
Foto: Bruno Spada / CD