PSOL pede que Lira tome medidas após trabalho escravo ser flagrado em fazenda dos donos de restaurante da Câmara dos Deputados

Rede de lanchonetes pertencente aos proprietários funciona sob concessão de uso de espaço na Casa

20 jun 2022, 21:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
PSOL pede que Lira tome medidas após trabalho escravo ser flagrado em fazenda dos donos de restaurante da Câmara dos Deputados

Os parlamentares do PSOL protocolaram um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, após reportagem revelar que trabalhadores foram resgatados de condições análogas às de escravo em uma fazenda cujos proprietários também são donos do restaurante Taioba, que funciona no anexo 3 da Casa.

Sem poderem ter acesso aos banheiros existentes na propriedade, que contavam com sanitário e chuveiro elétrico, os trabalhadores faziam suas necessidades fisiológicas no mato e tomavam banho usando um balde mesmo nos dias mais frios. O alojamento era no curral da fazenda.

O procurador do Trabalho que acompanhou a ação afirmou que com o recorde histórico de baixa temperatura, que chegou a 1,4º C em 19 de maio, os trabalhadores correram “seríssimo risco de morte”.

O restaurante Taioba está sob responsabilidade de Altiva Suaiden, que consta na Receita Federal como proprietária da Silt Self Service, detentora de uma concessão de uso de espaços onde funcionam restaurantes e lanchonetes na Câmara dos Deputados.

“É fundamental que esta Presidência tome providências imediatas, iniciando pelo distrato do contrato firmado entre esta Casa e os atuais donos do Restaurante Taioba. Pugnamos, também, por respostas imediatas não só para esta liderança do PSOL, mas também para a sociedade: é necessário demonstrar com palavras e atos que esta Câmara dos Deputados não coaduna com condições análogas ao trabalho escravo”, frisam os deputados no documento ao presidente da Câmara.

Foto: GEFM / Reprodução UOL