PSOL pede que governo se posicione em apoio a Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Deputados David Miranda e Glauber Braga protocolaram Moção de Solidariedade na Comissão de Relações Exteriores

14 dez 2021, 11:26 Tempo de leitura: 0 minutos, 56 segundos
PSOL pede que governo se posicione em apoio a Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Os deputados David Miranda (RJ) e Glauber Braga (RJ) protocolaram ontem, 13/12, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara, requerimento de Moção de Solidariedade a Julian Assange, fundador da WikiLeaks.

Os dois parlamentares justificam a iniciativa ao fato de “Assange estar sofrendo uma série de violações de direitos e violências psicológicas, sendo vítima de constantes erros judiciais que, além de se mostrarem como perigosos precedentes, violam o mais concreto direito de liberdade de expressão e informação.

A decisão que possibilita a extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, não apenas mostra-se como um risco à vida do fundador do site WikiLeaks, mas uma ameaça àqueles que denunciam ou pretendem denunciar os procedimentos secretos de espionagem e possíveis ataques contra civis existentes no mundo inteiro.

Não se pode permitir que tais pessoas sejam humilhadas, presas e torturadas, muito menos tratadas como terroristas, pois estão a serviço de direitos fundamentais: o da liberdade de expressão, de informação e da busca pela verdade.”

Foto: AFP / Arquivo