PSOL pede investigação da Câmara sobre parlamentares indiciados pela CPI da Covid

"A Câmara não pode ignorar esses fatos graves e tem que investigar parlamentares que prejudicaram a economia e colocaram em risco a saúde pública e coletiva”, afirma a líder da bancada, Talíria Petrone (RJ).

27 out 2021, 18:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
PSOL pede investigação da Câmara sobre parlamentares indiciados pela CPI da Covid

A bancada do PSOL protocolou representação na Corregedoria da Câmara contra os sete deputados federais indiciados pela CPI da Covid-19, encerrada ontem no Senado. São eles: Ricardo Barros, líder do governo, Bia Kicis, Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Osmar Terra, Carlos Jordy e Onyx Lorenzoni, deputado licenciado e atual ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

“Os deputados indiciados pela CPI são cúmplices de Jair Bolsonaro no negacionismo, no obscurantismo e na divulgação de tratamentos ineficazes contra a Covid. E isso causou a morte de mais de 600 mil brasileiros. A Câmara não pode ignorar esses fatos graves e tem que investigar parlamentares que prejudicaram a economia e colocaram em risco a saúde pública e coletiva”, afirma a líder da bancada, Talíria Petrone (RJ).

Dentre os crimes apontados estão: advocacia administrativa, formação e organização criminosa, improbidade administrativa, epidemia com resultado de morte, incitação ao crime e crimes contra a humanidade nas modalidades extermínio, perseguição e outros atos desumanos.

A representação destaca que os parlamentares “propagaram fake news em meio a uma pandemia que colapsou a saúde pública do país, desidratou a economia, e levou mais de 600 mil brasileiros e brasileiras à óbito. Suas ações deram vez e voz a posturas anticientíficas, que encorajaram milhares a utilizarem de métodos hoje reconhecidamente ineficazes pelas organizações de saúde – como a Cloroquina e o tratamento precoce, por exemplo. Para além disso, fizeram – e fazem – verdadeira cruzada contra a vacinação.”