PSOL pede explicações sobre falta de vacina para crianças pequenas

A cada 2 dias, 1 criança com menos de 5 anos morre de Covid no Brasil e governo sequer tem previsão para imunização. Bancada protocolou convocação do ministro da Saúde

18 out 2022, 12:49 Tempo de leitura: 2 minutos, 11 segundos
PSOL pede explicações sobre falta de vacina para crianças pequenas

Apesar da Anvisa ter liberado há um mês a vacinação com a Pfizer para crianças a partir dos 6 meses, o governo restringiu o uso apenas para aquelas com comorbidade. Para piorar, Bolsonaro voltou a espalhar desinformação sobre o tema.

A bancada do PSOL protocolou na manhã desta terça-feira (18/10) um requerimento de convocação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que preste esclarecimentos ao Plenário da Câmara dos Deputados sobre o atraso da inclusão das crianças de 6 meses a 4 anos no Plano Nacional de Imunização com o imunizante Pfizer.

A autorização da Anvisa para vacinação deste público foi tomada tendo como base a análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pela fabricante e fornecidos a agência reguladora que indicam a segurança e eficácia da vacinação.

Contudo, o ministério da Saúde demorou quase um mês, excluindo o público sem comobidades, apesar da Anvisa e da Pfizer não terem feito restrições ao uso do imunizante. O órgão informou que para liberar a vacinação para todas as crianças irá acionar a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão responsável pela liberação de tecnologias e medicamentos. É a primeira vez que essa etapa acontece no processo de liberação de vacinas de Covid.

Apenas em 17 de outubro, o ministério informou que estão a caminho as doses necessárias para a imunização do grupo, porém não disse quantas serão recebidas nem quando estarão disponíveis. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o ministério irá emitir nota técnica para orientar a vacinação do público-alvo. 

Enquanto isso, dados levantados pelo grupo Observa Infância, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), explicita que crianças com menos de 5 anos representam 9% do total de internações por Covid e que a cada dois dias morre uma criança dentro dessa faixa-etária no país pela doença.

“É fundamental, portanto, que o ministro da Saúde compareça ao Plenário desta Câmara dos Deputados, para prestar os devidos esclarecimentos em relação a distribuição das doses adquiridas para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades e sobre os prazos estabelecidos pela Conitec para liberação da vacinação do grupo visto os graves números de mortalidade e internação de crianças”, cobram os parlamentares do PSOL no requerimento.

Foto: Adriano Vizoni / Folhapress