PSOL pede CPI para investigar atos golpistas

A bancada do PSOL pede nesta segunda-feira (9) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar os atos golpistas e terroristas que culminaram com a invasão violenta e selvagem das sedes dos Três Poderes em Brasília no último domingo (8). A CPI poderá investigar quem são os organizadores […]

12 jan 2023, 11:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos
PSOL pede CPI para investigar atos golpistas

A bancada do PSOL pede nesta segunda-feira (9) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar os atos golpistas e terroristas que culminaram com a invasão violenta e selvagem das sedes dos Três Poderes em Brasília no último domingo (8).

A CPI poderá investigar quem são os organizadores e financiadores desses atos terroristas, assim como investigar a conduta de forças de segurança pública e governadores que venham sendo coniventes com essa organização criminosa e estejam prevaricando em seu cargo.

“É essencial proteger, por todos os meios constitucionais, o Estado Democrático de Direito de qualquer ameaça, especialmente através de esquemas de financiamento de intentonas golpistas contra o resultado das eleições”, diz trecho do requerimento de criação da CPI assinado pelos parlamentares do PSOL.

A escalada de atos criminosos nos últimos dias, desde atentar contra a democracia em acampamentos na frente de quartéis até tentativas de atentados com bombas em postos de gasolina em Brasília (DF), culminou com o mais violento ataque à democracia desde 1988, com a invasão da Praça dos Três Poderes por manifestantes violentos que promoveram atos de selvageria, quebradeira e ataques a profissionais de imprensa no último domingo (8).

Como resposta aos ataques, o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do DF e o ministro do STF Alexandre de Moraes decretou o afastamento do governador Ibaneis Rocha por 90 dias após a sua incapacidade de responder de forma enérgica aos atos terroristas dentro das sedes dos Três Poderes do país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil