PSOL pede confisco de joias que estão com Bolsonaro

Ofício foi encaminhado ao TCU e é assinado por Sâmia Bomfim, Glauber Braga e Fernanda Melchionna

10 mar 2023, 12:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
PSOL pede confisco de joias que estão com Bolsonaro

As deputadas Sâmia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) e o deputado Glauber Braga (RJ) solicitaram ao Tribunal de Contas da União (TCU) que confisque as joias que estão em posse de Jair Bolsonaro. O ofício foi encaminhado na quarta-feira, 8/03, ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.

“Solicitamos ao TCU que confisque imediatamente as joias contrabandeadas que estão com Bolsonaro”, afirma Sâmia.

Em outro ofício, a bancada pede a averiguação da legalidade dos fatos e adoção de “medidas cautelares cabíveis até que os referidos bens retornem efetivamente à guarda da União Federal, restando devidamente incorporados ao acervo público da Presidência da República.”

Bolsonaro recebeu pessoalmente, em novembro do ano passado, o pacote da Arábia Saudita que chegou ao Brasil pela comitiva do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A caixa continha relógio com pulseira em couro, par de abotoaduras, caneta rosa gold, anel e um masbaha (uma espécie de rosário islâmico) rose gold, todos da marca suíça Chopard, avaliados em R$ 400 mil.

Para Sâmia, além de devolver os itens, Bolsonaro tem que responder à Justiça por seus atos. “O larápio driblou a Receita em uma segunda remessa e diz que são bens ‘pessoais’. Isso é crime! Contrabando, peculato, descaminho, lavagem de dinheiro”.