PSOL pede comissão externa pra acompanhar situação em Petrópolis

Deputado Glauber Braga, que apresentou o pedido, está na cidade serrana do Rio.

16 fev 2022, 18:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
PSOL pede comissão externa pra acompanhar situação em Petrópolis

O deputado Glauber Braga (RJ) apresentou há pouco requerimento para criação de Comissão Temporária Externa da Câmara, sem ônus, para acompanhar a situação de calamidade pública devido as fortes chuvas que acometeram a região de Petrópolis (RJ). O pedido também foi assinado por toda a bancada do PSOL. Glauber chegou há pouco em Petrópolis para acompanhar a situação.

“Há 11 anos tivemos o maior desastre climático do Brasil na região serrana. Agora, as pessoas em Petrópolis sofrendo mais uma vez de forma profunda. Várias pessoas perderam as vidas. Que a comissão externa dê o apoio imediato que é fundamental. E que a região não seja abandonada depois de alguns dias. Há anos o descaso faz com que a lei da prevenção (12.608) não seja regulamentada. Que essa comissão trabalhe e não faça só figuração”, ressalta o deputado.

A Lei 12.608/2012, de autoria de Glauber, instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a constituição de um conselho e um sistema de prevenção, de informações e monitoramento de desastres, mas ainda não foi regulamentada.

Em 2011, Glauber viveu de perto o desastre das fortes chuvas na região serrana do Rio. Quase mil pessoas morreram por causa de alagamentos e deslizamentos de terra.

A deputada Talíria Petrone (RJ), juntamente com os deputados Marcelo Freixo e Alessandro Molon, também apresentou pedido para criação de comissão externa.

Foto: Agência Brasil