PSOL pede cassação de parlamentares que incentivaram atos golpistas de 8 de janeiro

Representações foram protocoladas no Conselho de Ética da Câmara.

2 fev 2023, 10:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
PSOL pede cassação de parlamentares que incentivaram atos golpistas de 8 de janeiro

A bancada do PSOL protocolou nesta quinta, 2 de fevereiro, quatro representações no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra parlamentares que incentivaram ou participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, quando foram invadidos e vandalizados o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. As ações são contra as deputadas Sílvia Waiãpi (PL/AP) e Clarrissa Tércio (PP/PE) e os deputados Abílio Brunini (PL/MT) e André Fernandes (PL/CE). O PSOL pede a cassação dos mandatos.

Para o líder da bancada, Guilherme Boulos, é urgente proteger a democracia e combater o golpismo. “Essas ações expressam a urgência de combatermos o golpismo para proteger nossa democracia. O Brasil precisa punir os responsáveis pela escalada antidemocrática do 8 de janeiro”.

Nas representações, a bancada afirma que “em decorrência do caos arquitetado por Jair Messias Bolsonaro e seus aliados, o Brasil vem sofrendo com constantes atos com objetivos golpistas e fascistas” e que os representados difundiram fake news e minimizaram os ataques “com propósito flagrantemente golpista”.

Segundo o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, a Câmara precisa dar exemplo. “Os atos terroristas do dia 8 de janeiro devem ser punidos exemplarmente. Depois de quatro anos de ameaças à democracia, devemos demonstrar que elas não serão mais toleradas. A Câmara precisa dar exemplo, investigando aqueles parlamentares que estimularam os ataques contra as instituições democráticas”.

A bancada do PSOL ainda avalia outros casos de parlamentares para representação.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil