PSOL pede cassação de Bibo Nunes por declarações e ameaças contra universitários

O comportamento do deputado, que não foi reeleito, é conhecido por vociferar mentiras e agressões contra seus opositores e condutas nada republicanas.

22 out 2022, 11:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
PSOL pede cassação de Bibo Nunes por declarações e ameaças contra universitários

A bancada do PSOL apresentou na noite da sexta-feira, 21/10, pedido de cassação do mandato do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que disse, em uma transmissão pela internet, que estudantes de universidades federais merecem ser “queimados vivos”. A representação foi protocolada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

As declarações ofensivas do parlamentar bolsonarista chocaram a classe universitária e provocou dezenas de críticas, ainda mais porque foram feitas, principalmente, aos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cidade que sofreu há 9 anos um incêndio de grandes proporções que vitimou centenas de pessoas. Em 2013, o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridas, a maioria universitários.

Na representação, o PSOL destaca: “A declaração já seria estarrecedora vindo de qualquer pessoa de qualquer estado (ou país), mas ganha um peso maior quando se pontua que o Representado é Deputado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul. Faz uso desta prerrogativa em seu discurso, inclusive, arvorando-se na autoridade que exerce para humilhar, ferir a honra individual e coletiva, fazer acusações de crimes contra um coletivo de pessoas unicamente porque estes divergem de suas posições políticas e eleitorais. Mais: vilipendia a memória coletiva daquela cidade, daquela instituição, das famílias de estudantes que, desde 2013 lamentam a tragédia da Boate Kiss e, com isso, agride a memória de todo o estado do Rio Grande do Sul”.

Mais cedo, parlamentares do PSOL no RS protocolaram representação no Ministério Público Estadual.