PSOL pede ao STF que investigue parlamentares participantes dos atos golpistas

A líder, Sâmia Bomfim, diz que toda ação criminosa deve ser punida com rigor

12 jan 2023, 11:53 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
PSOL pede ao STF que investigue parlamentares participantes dos atos golpistas

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com um pedido para que parlamentares envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 08/01 sejam acrescentados aos autos do Inquérito que já existente no STF, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, para que sejam apuradas as participações de deputados e senadores e eles sejam indiciados conforme seus atos criminosos.

Sâmia Bomfim, líder da bancada na Câmara dos Deputados expõe a urgência de apuração dos fatos pela justiça e destaca que toda ação criminosa deve ser punida com o rigor da Lei.

“É urgente que a justiça apure as responsabilidades de parlamentares na convocação, divulgação e incentivo aos atos golpistas ocorridos no último domingo. Não podemos tolerar que qualquer tipo de leniência com aqueles que atentam contra o povo brasileiro e a soberania de sua decisão”.
O documento revela que alguns parlamentares se sentiram representados pela barbárie ocorrida na Praça dos Três Poderes, veiculando mensagens de incentivo à prática criminosa.

Além da apuração rigorosa, o PSOL solicitou na petição a apreensão do passaporte e a suspensão das redes sociais dos congressistas que participaram dos atos terroristas de alguma forma, entre eles o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e os deputados federais Ricardo Barros (PP-PR), Coronel Tadeu (PL-SP) e José Mederios (PL-MT) e Carlos Jordy (PL-RJ).

“Sem anistia para criminosos que não respeitam a democracia e a decisão das urnas”, destaca a deputada Sâmia.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil