PSOL pede a cassação de Carla Zambelli

Bancada e partido acabam de protocolar representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação da deputada bolsonarista

1 nov 2022, 18:01 Tempo de leitura: 2 minutos, 2 segundos
PSOL pede a cassação de Carla Zambelli

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL) foi flagrada perseguindo com arma em punho um homem negro que gritava por socorro às vésperas das eleições .

“Ao adotar tal conduta, a representada rompe o dever de cidadania, da dignidade da pessoa humana e milita contra o dever de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, age contra o dever de promoção do bem de todos, fomentando sua linha política de ódio e na perseguição daqueles que rechaçam o bolsonarismo”, destaca a representação protocolada na tarde desta terça-feira (1/11) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pelo partido e pela bancada do PSOL na Câmara.

O documento cita também a Declaração de Viena e o Programa de Ação, adotados pela Conferência Mundial de Direitos Humanos em junho de 1993, e a Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata em 2001 para fundamentar também o racismo impingido no episódio:

“Conforme se destacou no vídeo publicado pela própria representada com o escopo de justificar seu ato de selvageria, se referiu por diversas vezes à vítima como “um negro”, revelando o que a Representada pensa sobre a população negra brasileira, motivo pelo qual a sua permanência no Câmara dos Deputados é atentatória ao decoro desta Casa”, ressalta um dos trechos da peça.

“Carla Zambelli é uma criminosa e precisa ser responsabilizada pelos seus atos. Nenhuma pessoa pode pegar uma arma e colocar dezenas de outras pessoas em risco de morte, sobretudo uma deputada que deveria dar o exemplo. Pior, ela fez isso para tumultuar um processo eleitoral, criar pânico e gerar medo, que é o modus operandi do bolsonarismo. O mandato dela deve ser cassado para que essa postura não seja naturalizada, isso não pode fazer parte da vida política brasileira”, declarou a líder da bancada do PSOL na Câmara, deputada Sâmia Bomfim.

“Carla Zambelli é uma criminosa confessa, por portar uma arma em momento indevido, por ameaçar e agredir um homem negro por razões políticas, por mentir para justificar a violência que cometeu. Zambelli não tem a mínima condição de continuar o mandato parlamentar depois desse episódio, deve tornar-se inelegível e precisa responder adequadamente pelos seus atos”, disse o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Imagem/Foto: Redes sociais