PSOL na Câmara quer que ministro Onyx Lorenzoni explique participação em articulação para extinção da comissão de controle do tabagismo

Bancada protocolou requerimento de convocação após denúncia ser revelada na imprensa

18 fev 2022, 19:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundo
PSOL na Câmara quer que ministro Onyx Lorenzoni explique participação em articulação para extinção da comissão de controle do tabagismo

A bancada do PSOL na Câmara protocolou nesta sexta (18.02) um Requerimento de Convocação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para ele prestar esclarecimentos ao Plenário da Câmara sobre a sua articulação para extinguir a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).

A iniciativa vem após reportagem do portal ‘O Joio e O Trigo’, publicada em parceria com o UOL, revelar que o deputado federal Marcelo Moraes (PTB-RS) admitiu, em vídeo, ter participado de uma articulação para extinguir a Conicq. Moraes é um dos vice-líderes do governo Bolsonaro na Câmara.

Segundo o deputado, esse “movimento” contou com o auxílio de Onyx Lorenzoni, atual ministro do Trabalho e Previdência. “O Onyx estava na Segov [Secretaria de Governo], tá? E nós lá combinamos, então, a extinção da Conicq – que foi extinta naquele momento”, afirmou Moraes à reportagem.

“Onyx é mais um a seguir à risca o modus operandi do Governo Bolsonaro: além de ser conivente com os grandes conglomerados e lobbies, participa ativamente deles, em detrimento da segurança e saúde da população brasileira”, repudiam as parlamentares do PSOL no documento.