PSOL lança Pastor Henrique Vieira como candidato à presidência da Câmara dos Deputados

Vice-líder do governo, Pastor Henrique Vieira promete enfrentar o extremismo e a violência política no Congresso e diz que Arthur Lira e seu candidato, Hugo Motta, representam a continuidade de Eduardo Cunha

26 nov 2024, 16:25 Tempo de leitura: 2 minutos, 50 segundos
PSOL lança Pastor Henrique Vieira como candidato à presidência da Câmara dos Deputados

A bancada do PSOL na Câmara lançou, na tarde desta terça-feira, o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) como candidato à presidência da Câmara pelo partido. A apresentação do programa de gestão foi feita em coletiva de imprensa, onde foram elencados os principais pontos para a condução do Legislativo no próximo biênio (2025/2026). Com o lançamento, Vieira é o único candidato de oposição ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa até o momento.

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados busca, com esse programa, dialogar com o conjunto do Parlamento e também com a sociedade sobre pontos de conduta essenciais. O texto do programa destaca 15 tópicos, distribuídos em três capítulos:

1 – Compromisso com a Constituição e a democracia;

2- Avançar na conquista de direitos; e

3 – Governança democrática e das práticas internas de funcionamento.

Para a bancada do PSOL, a candidatura de Pastor Henrique Vieira é necessária para defender uma Câmara verdadeiramente comprometida com a democracia e com a não anistia para os que tentaram um golpe contra a democracia. Também defendem a importância da sensibilidade às causas do povo trabalhador, inclusive com o compromisso de dar celeridade à PEC que anula a jornada de trabalho 6×1 no país.

Além disso, os parlamentares pretendem auxiliar o governo no parlamento para intensificar a luta contra a fome e a extrema pobreza, com a urgência de tirar o Brasil do Mapa da Fome. “Nossa candidatura também representa o respeito à pluralidade política na Câmara, que é saudável para a democracia. É fundamental enfrentar os discursos de ódio, o extremismo e a violência política que enfraquecem o bom debate de ideias”, explica o candidato.

O parlamentar também afirmou que, caso seja eleito, lutará por mais transparência na aplicação dos recursos públicos e das emendas parlamentares. “Queremos ajudar o governo a reduzir as desigualdades, melhorando as condições de vida da população, especialmente do povo pobre e trabalhador do país. Arthur Lira e seu candidato à sucessão, Hugo Motta, representam a continuidade de Eduardo Cunha”, completa.

A eleição para a sucessão do atual presidente da Câmara, Arthur Lira acontecerá no início de fevereiro, em data a ser confirmada. Estarão em disputa sete cargos: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário e quarto secretário.

Leia o programa completo em:

Perfil

Pastor Henrique Vieira (Niterói, RJ, 15 de abril de 1987) é ator, poeta, professor, político brasileiro e pastor da Igreja Batista do Caminho na capital fluminense. Foi vereador pela cidade de Niterói entre os anos de 2013 e 2016. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Na Câmara dos deputados é vice-líder de governo e vice-líder da bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), além de ser presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica. Atualmente, é titular das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e de Legislação Participativa, além de ser suplente da Comissão da Cultura.

FOTO: Bruna Menezes / Liderança do PSOL na Câmara