PSOL elege bancada com maioria feminina e muita representatividade para a Câmara

Doze parlamentares que vão nos representar em Brasília a partir de 2023.

5 out 2022, 11:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 57 segundos
PSOL elege bancada com maioria feminina e muita representatividade para a Câmara

O PSOL elegeu neste domingo a maior bancada de deputados federais da história do partido, com 12 parlamentares que vão nos representar em Brasília a partir de 2023. A bancada terá maioria feminina e importante representatividade de negros e negras, assim como de indígenas e até a primeira mulher trans eleita para a história do Congresso Nacional.

Encabeçando a lista de eleitos está Guilherme Boulos, que conseguiu mais de um milhão de votos e foi o mais votado a deputado federal de São Paulo, se consolidando como uma das principais lideranças da esquerda brasileira. Também foi eleita Erika Hilton, que teve expressivos 256.903 votos e foi uma das 10 candidaturas mais votadas de SP. Ela se torna a primeira mulher trans a ser eleita para o Congresso Nacional Brasileiro.

Outra histórica eleição foi a de Sonia Guajajara, deputada federal eleita pelo PSOL com 156.966 votos em SP, a mulher indígena mais votada do país. O partido também reelegeu Sâmia Bomfim e Luiza Erundina no estado, que permanecem em Brasília para mais quatro anos de mandato.

No Rio de Janeiro, Talíria Petrone se reelegeu com uma histórica votação de 198.548 votos, a terceira candidatura mais votada do estado. Entre os 10 mais votados do RJ também ficou Tarcísio Motta, vereador do PSOL no Rio e que agora vai para Brasília após receber 159.928 votos.

Volta ao Congresso Nacional nosso guerreiro Chico Alencar, eleito para ser deputado federal novamente pelo partido, após ter representado o PSOL na Câmara entre 2005 e 2018. O aguerrido Glauber Braga também se reelegeu para mais quatro anos de mandato pelo PSOL. Além disso, se junta a eles o Pastor Henrique Vieira, negro, evangélico e progressista também eleito no Rio de Janeiro pelo partido.

A deputada federal Fernanda Melchionna também foi reeleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, com 199.894 votos, a quarta maior votação do estado. Completa a nova bancada do PSOL na Câmara dos Deputados a indígena Célia Xakriabá, eleita com 101.154 votos.

Com os 12 eleitos, o PSOL terá uma bancada parlamentar de maioria feminina, com 7 mulheres eleitas pelo partido.

Do PSOL Nacional

Foto: Bernardo Guerreiro