PSOL do RS protocola representação contra Bibo Nunes no MP Estadual

Bolsonarista disse que estudantes de universidades federais merecem ser "queimados vivos". Deputada Fernanda Melchionna afirma que Nunes deveria ser cassado e não ter mais o direito de ser eleito. "O quase ex-deputado é a expressão caricata e fracassada da extrema direita."

21 out 2022, 16:50 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos
PSOL do RS protocola representação contra Bibo Nunes no MP Estadual

A deputada federal Fernanda Melchionna (RS), juntamente com a deputada estadual Luciana Genro, o vereador Jurandir Silva, de Pelotas, e da liderança de Santa Maria, Alice Carvalho, todos do PSOL, protocolaram hoje representação na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria contra o deputado Bibo Nunes (PL-RS). Em uma transmissão pela internet, ele disse que estudantes de universidades federais merecem ser “queimados vivos”, se referindo, principalmente, aos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que protestaram contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior.

“Bibo Nunes não se reelegeu e tenta ganhar visibilidade em cima de falas escandalosas. Ameaçou os estudantes e passou de todos os limites ao dizer que eles, que vivem em Santa Maria, uma cidade que sofreu muito pela tragédia da Boate Kiss, deveriam ser queimados vivos. Falei com estudantes e muitos estão revoltados, dizendo que de fato tiveram colegas que foram queimados vivos no incêndio e que isso não é uma brincadeira. Bibo Nunes deveria ser cassado e não ter mais o direito de ser eleito”, afirma Fernanda.

O grupo solicita que o MP ingresse com uma ação civil pública contra Bibo Nunes, requisitando “pagamento de dano moral coletivo infligido contra o conjunto de estudantes da UFSM; contra a população do município de Santa Maria que, por meio de sua fala, foi obrigada a revisitar as dores da tragédia de 2013; contra a Universidade Federal de Santa Maria; contra todas as famílias atingidas direta ou indiretamente pela tragédia da Boate Kiss (a quem a fala do representado acabou por fazer referência, ainda que indireta), e a todo o estado do Rio Grande do Sul, que ainda hoje lamenta as mortes da tragédia de 2013”.

A representação ainda solicita que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.

Conselho de Ética

A bancada federal também vai protocolar representação contra Bibo Nunes no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara no início da próxima semana.

“É inadmissível fazer uma ameaça sórdida de que os estudantes da UFSM deveriam ser queimados vivo, ainda mais na cidade que sofreu a tragédia da boate Kiss”, escreveu no twitter a líder da bancada, Sâmia Bomfim (SP).

Foto: Lula Marques