PSOL denuncia governo federal por afirmar que vacinas contra Covid não são seguras

Nota técnica do Ministério da Saúde ainda defende o uso da hidroxicloroquina para tratamento de pacientes.

24 jan 2022, 16:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos
PSOL denuncia governo federal por afirmar que vacinas contra Covid não são seguras

A bancada do PSOL apresentou no Supremo Tribunal Federal notícia-crime contra o governo federal após divulgação de nota técnica do Ministério da Saúde que afirma que as vacinas contra a Covid-19 não possuem demonstração de segurança e que indica que a hidroxicloroquina é eficaz no combate à doença. Ambas afirmações vão contra todas as recomendações da comunidade científica e da Organização Mundial da Saúde.

“Queremos os autores da nota do Ministério da Saúde que mente ao afirmar que as vacinas não são eficazes e que a cloroquina seria adequada. Absurdo e criminoso!”, afirma a líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (RJ). “A cloroquina é comprovadamente ineficaz contra o vírus e as vacinas, que vem ajudado a reduzir o número de óbitos contra a Covid, são seguras e salvam vidas. Os envolvidos na produção dessa nota técnica precisam ser responsabilizados”.

A nota do Ministério foi publicada na última sexta-feira, dia 21, e é assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Helio Angotti Neto. A notícia-crime também pede responsabilização do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ação, a bancada destaca que “a postura negacionista e mentirosa do governo federal é uma afronta a todas as determinações da OMS” e que “tal postura induz a população a não se vacinar”.  A ação aponta infração ao Código Penal – Art. 268, da medida sanitária preventiva, e Art. 283, charlatanismo – e o crime de prevaricação.