PSOL celebra 20 anos de legalização com exposição na Câmara dos Deputados
Mostra aberta ao público destaca trajetória de lutas, conquistas e atuação do partido no Congresso Nacional de 17 a 26 de setembro
15 set 2025, 16:53 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Em 2025, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) completa vinte anos de legalização e marca a data com uma exposição no Espaço Mario Covas, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. Aberta ao público de forma gratuita entre os dias 17 e 27 de setembro, das 9h às 18h, a mostra reúne imagens dos principais momentos de luta política do PSOL, com foco em sua atuação no Congresso Nacional, além de registros de filiados e das lideranças que construíram e seguem construindo a história do partido.
Uma Sessão Solene também está sendo organizada para a próxima terça-feira, 23 de setembro, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, aberta ao público.
Ao longo dessas duas décadas, o PSOL se consolidou como uma força combativa no campo progressista, reunindo atualmente mais de 300 mil filiados e figurando entre os partidos que mais crescem no Brasil. No período, foram apresentadas quase 59 mil proposições legislativas, das quais 160 se tornaram leis — um reflexo da presença ativa da legenda no cotidiano parlamentar.
Criado em 2004 e legalizado em 2005, o PSOL nasceu como alternativa política aos limites da esquerda tradicional, com um funcionamento democrático e enraizado nas lutas sociais. Desde então, firmou-se no Congresso Nacional como o principal defensor da justiça social, da democracia, dos direitos trabalhistas e previdenciários, da igualdade racial e de gênero, dos povos originários e da comunidade LGBTQIAPN+.
“Um partido jovem, que ainda carrega no peito a centelha do socialismo e a ousadia da renovação da esquerda”, destaca Talíria Petrone, líder da bancada na Câmara. “Que venham mais 20 anos. Vida longa ao PSOL!”, afirma Paula Coradi, presidenta nacional do partido.
Serviço

Exposição comemorativa dos 20 anos do PSOL
Onde: Espaço Mario Covas, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados
Quando: de 17 a 26 de setembro, das 9h às 18h.
Aberto ao público