PSOL apresenta notícia crime contra Bolsonaro por, mais uma vez, declaração racista

Presidente fere a Constituição e tratados internacionais de direitos humanos. Esse racista tem que responder criminalmente pelo que faz e fala!”, afirma a líder Sâmia Bomfim.

13 maio 2022, 17:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
PSOL apresenta notícia crime contra Bolsonaro por, mais uma vez, declaração racista

A bancada do PSOL apresentou hoje (13/05) notícia crime no Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro por ato racista feito ontem durante conversa com simpatizantes no cercadinho do Palácio da Alvorada. Rindo, o presidente perguntou quantas “arrobas” um apoiador negro, que estava presente no momento, pesava. “Conseguiram te levantar, pô? Tu pesa o quê, mais de sete arrobas, não é?”, perguntou Bolsonaro.

“Bolsonaro, em mais um ato racista, voltou a insinuar que pessoas negras são medidas por “arroba”. Esse racista tem que responder criminalmente pelo que faz e fala!”, afirma a líder da bancada, deputada Sâmia Bomfim (SP).

Não é a primeira vez que Bolsonaro usa a expressão “arroba” para ofender pessoas negras. Em abril de 2017, no Rio de Janeiro, ele disse a mesma coisa. A prática de racismo de Bolsonaro é recorrente. “São comportamentos reiterados e permanentes de afronta à Constituição Federal e de ameaça aos direitos humanos por parte do Presidente da República”, destaca a bancada na notícia crime.

O PSOL afirma ainda que nenhum direito constitucional é absoluto, mas que “a liberdade de se expressar não pode se confundir com o discurso de ódio e o incentivo à violência.”