PSOL apresenta moção de solidariedade a pesquisadores que pediram demissão da Capes

Proposta de Glauber Braga, Ivan Valente e Sâmia Bomfim está na pauta da Comissão de Educação.

1 dez 2021, 16:49 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
PSOL apresenta moção de solidariedade a pesquisadores que pediram demissão da Capes

Os deputados Glauber Braga (RJ) e Ivan Valente (SP) e a deputada Sâmia Bomfim (SP) apresentaram na Comissão de Educação moção de solidariedade aos 52 coordenadores e consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pediram demissão coletiva ontem, 29 de novembro. A moção foi aprovada na sessão desta quarta, 1º de dezembro.

Entre os motivos alegados, os pesquisadores afirmam que não têm conseguido trabalhar seguindo padrões acadêmicos e que a Capes não tem atuado para defender a avaliação dos programas de pós-graduação. Afirmam também que existe uma “corrida desenfreada” para abertura de novos cursos de pós a distância.

Esta é a segunda demissão em massa em um órgão importante da Educação federal brasileira em menos de um mês. No início de novembro, 30 educadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, pediram demissão.

“A sociedade brasileira, e em particular a comunidade acadêmica, assiste atônita ao desmonte das políticas de educação, ciência, tecnologia e inovação”, destaca a bancada no requerimento. A moção faz-se necessária em apoio “aos coordenadores e consultores demissionários da CAPES e de defesa da pós-graduação brasileira”.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil