PSOL aponta violência política contra mulheres na CPI do MST e pede cassação de Salles e Zucco

A partir de articulação da deputada federal Sâmia Bomfim, partido entrou com representações contra Ricardo Salles e Tenente Coronel Zucco.

17 jul 2023, 14:38 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos
PSOL aponta violência política contra mulheres na CPI do MST e pede cassação de Salles e Zucco

O PSOL, a partir de uma articulação da deputada federal Sâmia Bomfim (SP), protocolou representações no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, pedindo a cassação de Ricardo Salles (PL-SP) e o Tenente Coronel Zucco (REP-RS).

As representações imputam a Salles e Zucco a prática de violência política de gênero, com uso de ameaças e intimidações. Na CPI, há um embate entre a bancada feminina do PSOL , formada por Sâmia Bomfim (SP), Luciene Cavalcante (SP) e Talíria Petrone (RJ), e a mesa. Acusações de silenciamento, com corte de microfone, são recorrentes nas sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O PSOL aponta que Ricardo Salles e Zucco usam o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados como arma política para intimidação. Na penúltima sessão, o relator pediu destaque nas notas taquigráficas após uma discussão, com intuito de a comissão redigir representação contra as deputadas. O partido também reclama das postagens do ex-ministro contra a deputada Sâmia.

A representação também acusa o deputado Zucco de “misoginia”. De acordo com o PSOL, o presidente da comissão “deixou” o deputado General Girão (PL-RN) falar que respeita as mulheres porque são “responsáveis pela procriação e harmonia da família”. O partido afirma que a falta de críticas da mesa da CPI mostra que a violência de gênero está normalizada no colegiado.

Assina a representação o presidente do PSOL, Juliano Medeiros.

Com informações do blog Coluna do Estadão por Roseann Kennedy.