PSOL aciona MPF contra obrigação de assistir propaganda bolsonarista ao acessar internet pública

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) na última segunda-feira (27) para pedir que o órgão apure as responsabilidades civis e penais do Ministro das Comunicações, Fabio Faria, pela obrigação imposta aos usuários do programa Wi-Fi Brasil de assistir propagandas do governo Bolsonaro a cada […]

1 out 2021, 16:05 Tempo de leitura: 1 minuto, 19 segundos
PSOL aciona MPF contra obrigação de assistir propaganda bolsonarista ao acessar internet pública

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) na última segunda-feira (27) para pedir que o órgão apure as responsabilidades civis e penais do Ministro das Comunicações, Fabio Faria, pela obrigação imposta aos usuários do programa Wi-Fi Brasil de assistir propagandas do governo Bolsonaro a cada momento em que utilizar a conexão à internet através do programa.

A iniciativa foi anunciada pelo deputado federal Ivan Valente na sessão do Congresso Nacional que aconteceu nesta segunda. “É uso de dinheiro público, crime, manipulação da internet para fazer propaganda desse governo. Isso aqui é corrupção, não tem outro nome. Vamos entrar com medidas judiciais para derrubar essa propaganda do governo”, disse Valente durante sessão.

“Funciona assim: se o usuário precisar entrar na internet cinco vezes no dia, ele vai ter de assistir a propaganda cinco vezes. Se demorar para usar, a rede desconecta e tem de assistir de novo”, explica a legenda na representação direcionada ao MPF.

Pelo vídeo que está disponível no YouTube, o conteúdo veiculado enaltece os supostos feitos do Governo Federal sobre o lema “Aqui é o Governo Federal trabalhando por você em todo o Brasil”, diz o partido.

“Conforme podemos depreender do vídeo publicado na rede Youtube, o conteúdo da propaganda veiculada não possui caráter informativo, educativo ou de orientação social. Trata-se de propaganda que clara finalidade eleitoral e que distorce a finalidade do programa Wi-Fi Brasil”, afirma o PSOL ao MPF.