PSOL aciona Bolsonaro e presidente da EBC na Justiça por uso de TV pública para fazer propaganda eleitoral no 7 de setembro

A representação foi protocolada pela bancada do PSOL na Câmara ao Ministério Público Federal e acusa ambos de atos de improbidade e desvio de finalidade

12 set 2022, 12:15 Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundos
PSOL aciona Bolsonaro e presidente da EBC na Justiça por uso de TV pública para fazer propaganda eleitoral no 7 de setembro

Os parlamentares do PSOL na Câmara dos Deputados representaram, na quinta-feira 8/9, contra Bolsonaro e o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Lopes Valente, pelo uso da estatal TV Brasil para fazer campanha política no 7 de setembro.

Na peça endereçada à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Distrito Federal (PFDC), os deputados pedem a apuração das responsabilidades eleitorais, cíveis e penais tanto de Bolsonaro quanto de e Valente.

“Na primeira fala do 7 de setembro, Bolsonaro usou do seu cargo para fazer campanha política – de forma irregular e ilegal . Em suposta entrevista à TV Brasil, Bolsonaro sequer tentou esconder o uso dos recursos públicos com fins eleitorais, usando inclusive seu slogan de campanha”, inicia o texto da denúncia.

Para os deputados não há dúvidas que houve tentativa de manipular o debate público através da máquina estatal, atos de improbidade administrativa e desvio de finalidade.

“Bolsonaro utilizou uma data institucional como um palanque, um comício eleitoral. Não somente utilizou as forças armadas e toda estrutura do estado pra pra mobilizar os seus apoiadores como também em seu discurso pediu voto falou dos seus adversários políticos, pintou o slogan da sua campanha. Não bastasse isso, ainda se utilizou de uma rede estatal a EBC pra fazer a transmissão na íntegra da sua agenda, do seu cronograma de campanha no dia. E não sobre o que significa o bicentenário da data da independência da república pro nosso país. Por isso nós fizemos uma representação no MPF pra que se apure esse uso irregular de uma TV e de uma estrutura pública pra uso e promoção pessoal e eleitoral”, declarou a líder do PSOL na Câmara, deputada Sâmia Bomfim.

Imagem/Foto: Reprodução TV Brasil