Provocado por Luciene Cavalcante, TCU determina que Bolsonaro devolva joias à União

Além disso, Ministério Público vai investigar ex-presidente pelo crime de peculato no caso das armas trazidas dos Emirados Árabes

17 mar 2023, 11:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Provocado por Luciene Cavalcante, TCU determina que Bolsonaro devolva joias à União

O Tribunal de Contas da União acolheu na quarta-feira, 15/03, a ação da deputada professora Luciene Cavalcante que solicitava a auditoria do acervo pessoal de Bolsonaro após o caso do contrabando de joias e armas para o Brasil. De acordo com um pedido de Lei de Acesso à Informação feito pelo mandato, o patrimônio declarado em 2018 pelo ex-presidente aponta uma diferença de R$ 30 milhões se comparado com o valor declarado em 2022.

Além disso, o Tribunal determinou cinco dias para que o ex-presidente devolva os bens contrabandeados para a Secretaria da Presidência da República.

“A decisão do TCU representa apenas o início da reparação para o povo brasileiro. Só teremos realmente justiça quando Bolsonaro for preso por todos os casos de corrupção e crimes cometidos contra a humanidade. O tempo da impunidade ficou para trás”, denunciou.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento para investigar Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de peculato no caso das armas trazidas como presente dos Emirados Árabes, a partir de uma representação feita pela deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP). O enquadramento foi indicado nesta semana.

Foto: Pablo Valadares / CD