Professora Luciene Cavalcante denuncia fala racista de vereadora e aciona Defensoria Pública
Representante do Novo afirmou que “uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”, ao se dirigir a representantes sindicais que protestavam contra um falso reajuste salarial proposto pela Prefeitura de São Paulo
16 maio 2025, 09:41 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
A deputada federal Professora Luciene Cavalcante (SP) denunciou à Defensoria Pública e ao Ministério Público uma declaração racista e elitista feita pela vereadora Cris Monteiro (Novo/SP), durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo.
Em plenário, Monteiro afirmou: “uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês”, ao se dirigir a representantes sindicais que protestavam contra um falso reajuste salarial proposto pela Prefeitura.
Para a Professora Luciene, a fala é estarrecedora e não pode ser tolerada. “Em pleno 2025, esse tipo de conduta racista e elitista não pode e não será aceito, ainda mais dentro de uma casa legislativa. Precisamos reagir com firmeza toda vez que o racismo se manifesta nas instituições”, afirmou.
A Defensoria Pública classificou a fala como “gravíssima” e informou que abriu um procedimento interno para apurar o caso. Segundo o defensor público Vinícius Conceição, a instituição analisará as providências cabíveis diante da gravidade da conduta. A ação da deputada Professora Luciene foi destaque na mídia.
A declaração ocorreu em um momento em que servidores públicos estavam denunciando uma injustiça. Em vez de ouvir os trabalhadores, a resposta da vereadora foi o ataque e o deboche. O episódio gerou revolta entre parlamentares, movimentos sociais e entidades sindicais.
O Coletivo Educação em 1º Lugar — formado pela Professora Luciene Cavalcante, o vereador Celso Giannazi e o deputado Carlos Giannazi — reforçou que seguirá firme na defesa dos servidores públicos e da dignidade dos trabalhadores. Assim como já acionou a Justiça contra parlamentares que desrespeitam quem está na linha de frente do serviço público, seguirá atuando com coragem e coerência para enfrentar o racismo e o autoritarismo onde quer que estejam.